terça-feira, 12 de maio de 2009

Corações de Pedra - Ganymédes José

Ganymédes José Santos de Oliveira (Casa Branca, 15 de maio de 1936 — 9 de julho de 1990) foi um dos mais influentes escritores da literatura infantil brasileira nos anos 70 e 80. Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA 1976, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti 1985, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros. Também exerceu as profissões de cronista, ficcionista, poeta, tradutor, teatrólogo, musicista, restaurador de imagens sacras, advogado, professor e ilustrador de livros.

Biografia

Juventude

Ganymédes José nasceu no município de Casa Branca, interior de São Paulo, em 15 de maio de 1936. Filho primogênito de João de Oliveira e Rita Conceição Santos Oliveira, contava que, na hora do seu batizado, o padre ameaçou energicamente: "Com nome de pagão eu não batizo! Só se juntarem José." E concluía: "Daí eu virei substantivo composto." Cresceu num mundo mágico, pois seus pais eram artesãos e tinham grande criatividade para os trabalhos manuais, como enfeitar festas de criança, construir presépios movimentados etc.
Em 1944, com apenas oito anos, escreve o seu primeiro livro intitulado O Porquinho Teimoso, no qual narrava a trajetória de um porquinho cujo sonho era tocar violino numa orquestra. Quando mostrou a história para o pai, este, com toda a paciência, datilografou o conto, grampeou as folhas e, entregando o caderno, disse: "Aí está seu livro. Agora, é só fazer os desenhos."
Ganha Menção Honrosa no Concurso Literário Galeão Coutinho ainda no ginásio, em 1952, promovido pela União Paulista de Educação através do Jornal de Notícias, de São Paulo.
Em 1954 formou-se professor normalista cursando o magistério pelo Instituto de Educação Dr. Francisco Thomaz de Carvalho, uma das primeiras escolas do interior do estado, vindo a ganhar o Brasão da Cidade (promovido pela prefeitura municipal) em 1958. No ano que se formou como bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1959), sua peça Juana Maria dos Presentes foi para os palcos sob a direção de Milton Andrade, velho companheiro de curso, e mereceu da crítica campineira a Medalha de Prata como autor-revelação do II Festival Universitário de Campinas.
Retornando a Casa Branca, começou a trabalhar no Cartório de Notas de seu pai e lecionou inglês na escola de Comércio. Nove anos depois, em 1968, foi vencedor do I Festival de Música Popular de Casa Branca.

A fama

Em 1972, aceitou o desafio-convite de Ignácio de Loyola Brandão para escrever A Vida de Cristo, em vinte fascículos, sua primeira possibilidade de ser escritor editado. Nessa época lecionava português e cursava a faculdade de Letras de São José do Rio Pardo.
No ano seguinte sai o seu primeiro romance publicado, A Noite dos Grandes Pedidos, acompanhado de uma fecunda produção de textos (pelas séries Inspetora, Vivi Pimenta e Goiabinha), romances, novelas, literatura infanto-juvenil, com mais de cem livros publicados num período de dez anos, datilografando apenas com três dedos e consagrando-se como um dos grandes nomes da literatura infantil no Brasil naquela década, servindo de inspiração para muita gente do ramo, como Stella Carr, Álvaro Cardoso Gomes, Lourenço Diaféria e Pedro Bandeira.
A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) concedeu-lhe o prêmio de melhor livro infantil por A Galinha Nanduca, em 1976. Meses depois, em setembro de 1976, publicou a obra Quando Florescem os Ipês, que nada foi alterado na revisão gramatical, após ter permanecido quinze anos guardado numa gaveta à espera de publicação. No dia 31 de dezembro foi apresentado para todo o Brasil no programa Cidade contra Cidade, de Sílvio Santos, onde eram apresentados os melhores números do ano com relação a vendagens, tendo a honra de ver seu nome nos dois primeiros números colocados no fechamento do programa.
Através de pesquisa efetuada pelo MEC nas salas circundantes no período de junho de 1979 a junho de 1980, a ordem de autores mais lidos no país era a seguinte: 1. Walt Disney (HQ's); 2. Ganymédes José; 3. Irmãos Grimm e 4. Monteiro Lobato.
Recebeu e aceitou o convite para se tornar membro efetivo da Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil em 1979.
Talvez, com certa intuição de que partiria cedo, Ganymédes escreveu em ritmo de avalanche, o que fez com que a "crítica oficial" o considerasse, durante muitos anos, como um escritor menor, o que estava longe de ser verdade e o tempo se encarregou de prová-lo. Escritor de linhagem lobatiana, Ganymédes, tal qual Lobato, criou mundos onde as crianças adoram viver. Com a diferença exigida pelos nossos tempos de que não há individualismos prepotentes (como o de Emília, a grande presença no mundo lobatiano, de raízes nietzschianas), no universo de Ganymédes José as lideranças pertencem a grupos, nunca a um determinado personagem. O bom humor, o riso onipresente na maior parte de suas tramas provém de uma visão de mundo realista, mas otimista e gaiata, que privilegiava a vida como o bem mais precioso. Daí suas sátiras às vaidades, preconceitos ou tolices formais que há séculos são cultivadas pela sociedade. Suas narrativas transmitem a certeza de que o essencial é a vida, o amor e que a nossa presença no mundo só adquire valor na medida em que lutamos pelos ideais de fraternidade e justiça. Daí sua predileção pelas existências comuns (sem heróis ou heroínas de exceção...) e pelas situações banais do cotidiano, onde de repente surge o inesperado, o mistério ou o insólito.

Década de 1980

Passou a receber inúmeras cartas de fãs de diversas partes do país, em sua maioria compostos de jovens que tiveram acesso e conhecimento de suas obras através das atividades escolares. Uma dessas jovens, de nome Cláudia, lhe inspirou a escrever outra obra que mais tarde seria, dentre todas, uma das mais populares nos anos 80, Um Girassol na Janela, que rapidamente fez com que a primeira tiragem se esgotasse em questão de semanas.
Era o ano de 1984 e autores infantis no Brasil estavam em "voga", impulsionados pelo fim da repressão de vinte anos provocada pela ditadura militar. Uma variedade de títulos voltado a temas que antes eram considerados tabus, foram despejados no mercado, possibilitando com que a literatura infanto-juvenil no Brasil ganhasse, em poucos anos, um crescimento como jamais visto. Ganymédes juntou-se a essa geração, trazendo consigo um reconhecimento conquistado na década anterior.
Em 1985 ganhou o Prêmio Jabuti ao lado de Giselda Laporta Nicolelis, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.
A partir daí pôde dedicar todo o tempo aos livros, ora lecionando e curtindo seus alunos, ora sentado à mesa usando uma boa e velha máquina de escrever (sentia certo pavor diante dos computadores), escrevendo peças para teatro infantil, traduzindo livros, respondendo cartas e escrevendo crônicas para o jornal Casa Branca Hoje.

O fim

Seu grande desafio veio no ano de 1989, enquanto escrevia Posso Te Dar Meu Coração, quando idealizou escrever um livro sobre drogas. Numa viagem para Curitiba, a fim de concretizar negócios editoriais, recebe o convite do psicólogo Carlos T. Grzybowski para pôr em prática o seu projeto, e se dispôs a ajudá-lo. Ganymédes foi para São Paulo mas voltou à Curitiba com o intuito de cumprir a missão, visitando casas de recuperação e entrevistando ex-drogados em companhia do amigo. Com os originais prontos para a publicação, a Editora Moderna rejeitou na primeira tentativa, e Ganymédes se viu na necessidade de reformulá-los. Foram vários meses de luta para que a editora aceitasse o desafio de publicar a obra, que ganhara o nome de Uma Luz no Fim do Túnel.
No dia 9 de julho de 1990, quando Ganymédes se preparava para o lançamento, seu coração parou repentinamente de bater e veio a falecer após uma parada cardíaca, na mesma casa em que nasceu, no município de Casa Branca.

Estilo literário

Muitos livros de Ganymédes são verdadeiros cine-mentais, com uma descrição precisa e mágica de cenários e personagens. As cores sutis e bem colocadas refletem, de certa forma, o elemento mais forte: o clima, a emoção que a tudo envolve. E o ritmo, que permite ao leitor caminhar na história, adentrar um personagem, envolver-se totalmente. Obras como Meu Nome É Esperança! ,O Rio traz, O Rio leva e A História do Galo Marquês são exemplos do cinema interior proposto por Ganymédes José. Imagens que chegam a ter "cheiros": de terra, de chuva no asfalto, de papel celofane, do pão saindo do forno, das coisas frias aos sentimentos ternos, fazendo com que o leitor se sensibilize pela narrativa fluente.
Viagem, um de seus primeiros livros, é inteiramente ilustrado com motivos vitorianos, crianças e flores, na diagramação de seu irmão, o artista plástico Tenê, de Casa Branca. Eis o caminho de um menino através do presépio, na véspera de Natal, aceitando o convite de Frei Sineiro, um boneco de chocolate com rosto de massa de amêndoas. Neste livro, cada página é um momento dessa viagem, um espaço para conhecer cada personagem que surge repentinamente e para refletir sobre as mensagens simples da existência. Ganymédes José que, desde a infância, conviveu com a magia dos grandes presépios móveis construídos habilmente pelo seu pai, soube estender o convite a todos os leitores, com palavras delicadas e firmes.

Obras

Teatro
• Juana Maria dos Presentes (1959)

Romances

• A Vida de Cristo (1972)
• Classe Média (1973)
• Uma Vez, Casa Branca (1973)
• Sem Destino (1974)
• Depois, o Silêncio (1974)
• Meu Nome É Esperança! (1974)
• Tiana Coragem (1976)
• Quando Florescem os Ipês (1976)
• Super G (1982)
• A Ladeira da Saudade (1984)


Literatura infantil


• A Noite dos Grandes Pedidos (1973)
• A Viagem da Canção Mágica (1973)
• Os Homens de Papel (1973)
• A Terra dos Benebons Amarelos (1974)
• Júlia Pata (1974)
• Uma Menina Chamada Rita (1975)
• A Galinha Nanduca (1975)
• O Caso do Tesouro da Diaba Velha (1975)
• Viagem (1975)
• O Menino que Veio para Ficar (1976)
• A Anjinha Teresinha (1976)
• Tuniquim (1977)
• Bicicleta para Dois (1978)
• Pai-de-Todos (1978)
• Os 7 Enigmas de Ganimédes (1979)
• O Ônibus Musical (1979)
• Para Além das Estrelas (1979)
• Caminho para o Sol (1979)
• A Galinha Nanduca em São Paulo (1979)
• Os 5 na Lua (1980)
• O Menino e a Lagartixa (1981)
• Do Outro Lado do Mar (1981)
• Dona de Pensão (1981)
• Amarelinho (1982)
• O Caso da Taça do Professorado (1982)
• Uma Estudante Chamada Rita (1982)
• Fazedor de Mágicas (1982)
• A Galinha Nanduca em Aracaju (1982)
• Guerra no Rio (1982)
• A História do Galinho Marquês (1982)
• A Morte tem 7 Herdeiros (1982)
• A Mulher do Papai Noel (1982)
• A Vila das Três Cruzes (1982)
• Em Tempo de Festa (1983)
• Escolha o Final (1983)
• João Faz-de-Conta (1983)
• Larissa (1983)
• A Pantera de Pijama Cor-de-Rosa (1983)
• A Toca do Edu e a Copa (1983)
• Vamos Fazer Teatro (1983)
• Um Girassol na Janela (1984)
• A Noite do Lobisomem (1984)
• O Dia em que a Guerra passou por Casa Branca (1984)
• Os Ossos do Capitão Tarmelão (1984)
Corações de Pedra (1984)
• Por uma Semente de Paz (1984)
• Os Heróis da Bola de Cristal (1984)
• Os Guardiães de Soterion (1984)
• Oito Minutos dentro de uma Fotografia (1984)
• A Turma da Tia e os Bilhetes Misteriosos (1984)
• A Próxima Vítima (1984)
• A Macaca Sofia (1984)
• AwanKana (1984)
• Tudo Vale a Pena (1984)
• Eu e o Teatro (1984)
• A Pedra dos Sinais (1985)
• Na Terra dos Orixás (1985)
• O Enigma das Estrelas (1985)
• Boçoroca (1985)
• O Roubo da Comenda Imperial (1985)
• O Enigma da Casa de Vidro (1985)
• Os Doze Trabalhos de Hércules (1985)
• A Próxima Vítima (1985)
• O Rio Traz, o Rio Leva (1986)
• E se Todo Mundo Tivesse Rabo? (1986)
• O Solar Assombrado (1986)
• A Lenda da América do Sul (1987)
• Um Amor do Outro Mundo (1987)
• A Risada da Lilinha (1987)
• O Príncipe Fantasma (1987)
• Brim Azul (1987)
• Bang-Bang na Italiana (1988)
• Posso Te Dar Meu Coração (1990)
• Adoráveis Vigaristas (1990)
• Uma Luz no Fim do Túnel (1990)

Obras póstumas

• O Crime Atrás da Porta (1991)
• O Mistério no Colégio (2003)
• No Caminho das Estrelas: A História de Rute (2003)

Coleções

• Série Inspetora (de 1973 a 1982)
• Série Goiabinha (de 1975 a 1976)
• Série Vivi Pimenta (de 1975 a 1976)
• Coleção Fio Fio: Cores do Arco-íris/ Fazendo Cartões (1981)


Principais prêmios


• 1973 - Troféu Jabuticaba, da Câmara Municipal de Casa Branca.
• 1975 - Prêmio APCA de melhor livro infantil
• 1979 - Membro da Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil.
• 1979 - Menção honrosa no Concurso Fernando Chinaglia, Rio de Janeiro.
• 1980 - BIJ-Informa, da Prefeitura de São Paulo.
• 1982 - Prêmio João de Barro (júri adulto), em Belo Horizonte.
• 1985 - Prêmio Jabuti, na categoria literatura juvenil.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ganym%C3%A9des_jos%C3%A9 acesso em: 12/05/2009

11 comentários:

  1. Felipe - 8º ano ( colégio logos)14 de maio de 2009 às 15:13

    http://www.editoradobrasil.com.br/livros_apres_princ.asp?CODIGO=50501405501

    esse é o livro que agente tem que ler?

    ResponderExcluir
  2. O Professora, como é o nome do livro que vc me me mostro hoje?

    Era alguma coisa 198...

    Eu anotei na mão mais apago, antes de eu chegar em casa .

    ResponderExcluir
  3. O Nome do livro é 1984 de George Orwell
    acesse o link e tenha maiores informações:

    http://www.duplipensar.net/george-orwell/1984-orwell-resumo.html

    ResponderExcluir
  4. alguém pode me mandar o resumo co capitulo 28 do livro corações de pedra ? por favor, preciso disso pra hoje, se puderem fazer isso por mim postem o resumo ou o capitulo todo em comentários aqui , muito obrigada :D

    ResponderExcluir
  5. tambéeim queriia o resumo o livro CORAÇÕES DE PEDRA !

    ResponderExcluir
  6. gente, é um absurdo o aluno não ter coragem de ler o livro e pedir resumo na internet!Como um aluno desses pretende passar na prova!Sou do oitavo ano também, e gostei muito da temática do livro.bjs!E um lembrete para quem ler isso, dê referencia ao livro

    ResponderExcluir
  7. Desculpem-me me chamo Ana Karla, esqueci de postar.E se você pegar 3 horas e se concentrar é possível aproveitar muito bem a belíssima historia de Roberta do Vale(Xexa)

    ResponderExcluir
  8. quero o resumo pra escolaaaa!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. eu parei no capitulo 24 e to amando o livro e muito bom minha prof de poducao de texto so passa livro chato para a gente le para a prova mais esse foi o livro que eu mais gostei. na verdade bfoi o melhor nee...

    UM BEIJÃO PARA O PESSOAO DO CENTRO CULTURAL VIVENDA DO SETIMO ANO...

    ENRRIQUE EDIGARDO
    IAGO
    RENAN LEONCIO
    YGOR SILVA
    ROBSON
    PAULO CESAR
    MESSIAS
    CAIQUE
    CAIO
    GABRIEL SOTELINHO
    PEDRINHO
    YANN
    LETICIA BIEBER(EU)
    IASMIN SIVA
    YASMIM MARIABRUNA
    BRUNA
    LEILANE
    AMANDA
    ANANDA
    CARLA
    ISADORA*
    RAISSA*
    ANNA HELOISA
    NATHALIA
    ANDRESSA
    ISABELA
    SAVANA
    LUANA
    LETICIA CARINO

    AMO TODOS MENOS O QUE ESTÃO COM UM *

    ResponderExcluir