sábado, 31 de outubro de 2009

O Bom Ladrão


Sinopse
Que motivos podem levar alguém a roubar, além da necessidade e da cobiça? Que caprichos podem estimular um ladrão? Estamos longe de saber a resposta, principalmente quando a ação das pessoas é coberta por um ar de segredo e dissimulação. 'O Bom Ladrão' envolve o leitor nessa aura de mistério, e sua trama acaba despertando uma curiosidade especial - conhecer o que há de humano, o lado bom e o lado ruim, em cada personagem.

Fonte: http://www.atica.com.br/catalogo/?i=8508086199




Resenha

Em 1991, a Ática publicou a primeira edição da novela O Bom Ladrão, de Fernando Sabino. A tiragem somou espetaculares 500 mil exemplares. Agora, chega ao público a nona edição da obra.

"Esta novela foi literalmente inventada", afirma o escritor mineiro na apresentação de seu texto. "Teve como única fonte de inspiração e ponto de partida uma experiência vivida por minha amiga Clarice Lispector numa loja, conforme ela própria me contou na época: foi estupidamente acusada, pela vendedora, do furto de uma caixa de sabonetes que guardara dentro da bolsa na sua vista - certa de que fora cobrada entre as demais compras."

A insinuante construção de O Bom Ladrão é repleta de surpresas e suspense. Nela, um jornalista relata as transformações e agruras por que passa ao se casar com uma mulher aparentemente cleptomaníaca, chamada Isabel. Num contexto explicitamente inspirado no clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, nada é certeza na narrativa do protagonista, já que ele próprio também confessa ser chegado a pequenos desvios.

A mulher rouba mesmo? O parente dela, Garcia, é na verdade seu amante? Será tudo verdade o que o jornalista conta?

"O Bom Ladrão foi publicada originalmente numa trilogia de novelas de amor, intriga e mistério, A faca de dois gumes. Com dois desfechos distintos à escolha do leitor, a história evidencia a certeza de que jamais se saberá ao certo quem é o culpado: a mulher ou o marido. Ou o próprio autor", define Fernando Sabino.

Fonte: http://www.atica.com.br/resenhas/?r=49

Nenhum comentário:

Postar um comentário