quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tratado em Copenhague pressiona países riscos a reduzirem emissão de C0₂


O tratado climático global que acontece em dezembro, em Copenhague, vai discutir com países ricos, para que estes reduzam a emissão de gases causadores do efeito estufa. Algumas autoridades chinesas acreditam que, na reunião organizada pela ONU, devem ser impostas metas de reduções para que o objetivo seja alcançado.

De acordo com a secretária norte-americana do Estado, Hillary Clinton, o protocolo mostra a importância da mudança climática nas relações entre Estados Unidos e China, mostrando que os dois países já conversaram a respeito de cortes na emissão de gases com vista à Conferência de Copenhague.
Cientistas alertam que a China é vulnerável ao aquecimento global, acarretando em transformações como secas no norte e inundações e tempestades no lado sul do país. Isso prejudicaria diretamente a economia, havendo até um terço de redução da safra agrícola até o fim do século.
A China é a maior emissora de gases do efeito estufa da atualidade, mas analisando por outros aspectos, nem se compara a países ocidentais ricos com população menor e um extenso histórico de produção industrial. Segundo Carlos Rodrigo Lehn, tutor do Portal Educação, a China colabora significativamente para o aumento de gases poluentes na atmosfera, porém o fato do país exigir uma postura mais rígida dos países ricos pode ser um indicativo de que a China pretende assumir a luta mundial pela redução dos gases poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário