domingo, 31 de janeiro de 2010

Diário de Leitura

Etapas: Siga as etapas abaixo para não ter problemas e não fazer o trabalho errado. Você deve seguir essas etapas em cada livro, cada obra, ou seja, nas quatro obras do ano, pois serão uma por bimestre:

1º Passo: pesquisa sobre o autor

1-Quem foi o autor?

2-Onde viveu o autor?

3- Como viveu o autor?

4- Caso autor tenha outra profissão falar sobre esta profissão.

5- Características das obras do autor, por exemplo, estilo de escrita, temas que o autor costuma abordar em suas obras etc.

6- Alguma (as) curiosidade (s) sobre o autor.

7- Caso você encontre outras informações sobre o autor divida com a turma, coloque-a em seu trabalho.

2º Passo: pesquisa sobre a obra

1- Data da primeira publicação;

2- A recepção na época da obra;

3- Como a obra é vista hoje?

4- A obra inspirou outras obras literárias?

5- A obra foi representa de outra forma: teatro, cinema etc.

6- Outras obras do autor, bibliografia do autor pesquisado.

Observação: Os primeiro e segundo passo faz parte de uma pesquisa, mas você não deve retirar as informações de um livro ou internet e copiá-las. Você deve pesquisar as informações e criar um texto próprio, com suas palavras, em prosa, ou seja, o texto não deve ser em formato de questões ou em tópicos, deve ser um texto com começo, meio e fim.

3° Passo: Como devo escrever meu diário de leitura?

As informações sobre autor e obra são apenas o começo, o diário mesmo começa com a sua leitura e depois sua escrita.

Escrever um diário de leitura não é fazer um resumo da história do livro. Fazer um diário de leitura é expressar de forma escrita suas impressões/opiniões sobre o livro.

Como fazer isso? Siga os passos abaixo:

1-É um diário, e como tal tem como característica ser datado, ou seja, coloque no início da página a data em que você fez a leitura;

2- Escreva um texto onde você escreva o que achou do que leu?

Foi legal, interessante, foi chato, parado, monótono, foi difícil de entender, tem palavras difíceis, você achou o livro estranho. Mas, responda também o que ou por que você achou legal, interessante, chato, parado, monótono, quais palavras você achou difícil, o que você achou estranho etc.

3-Escreva se o texto esta em 1ª ou 3ª pessoa, sobre o estilo de escrita do texto, sobre as ilustrações etc.

Como assim estilo? Por exemplo, se ou autor usa muitas palavras cientificas, se escreve como um repórter, se o autor rima seu texto, se aparece à opinião do narrador durante a história, se as cenas tem muita descrição etc.

4- Se houver uma palavra que você não conheça procure seu significado no dicionário, mas divida com a turma sua dúvida inicial e o significado da palavra, às vezes mesmo procurando no dicionário não achamos qual significado se aplica no texto, não tenha vergonha de perguntar na sala;

5-Caso haja alguma passagem no livro que lembre sua vida ou a de alguém que você conheça, parente ou amigo, coloque em seu diário e conte essa história, se não houver nada para relacionar, não precisa escrever que não tem nada para relacionar com sua vida.

6-Você está livre para colocar o que achar pertinente (apropriado, relevante) e dar ideias para o diário.

REPETINDO: NÃO É PARA FAZER RESUMO DA HISTÓRIA NO DIÁRIO DE LEITURA

2 comentários: