domingo, 25 de março de 2012

O que é Fanzine?




            De um modo geral o fanzine é toda publicação feita pelo fã. Seu nome vem da contração de duas palavras inglesas e significa literalmente 'revista do fã' (fanatic magazine). Alguns estudiosos do assunto consideram fanzine somente a publicação que traz textos, informações, matérias sobre algum assunto. Quando a publicação traz produção artística inédita seria chamada Revista Alternativa. No entanto, o termo fanzine se disseminou de tal forma que hoje engloba todo tipo de publicação que tenha caráter amador, que seja feita sem intenção de lucro, pela simples paixão pelo assunto enfocado.
            Assim, são fanzines as publicações que trazem textos diversos, histórias em quadrinhos do editor e dos leitores, reprodução de HQs antigas, poesias, divulgação de bandas independentes, contos, colagens, experimentações gráficas, enfim, tudo que o editor julgar interessante.
Os fanzines são o resultado da iniciativa e esforço de pessoas que se propõem a veicular produções artísticas ou informações sobre elas, que possam ser reproduzidas e enviadas a outras pessoas, fora das estruturas comerciais de produção cultural.
            Podemos dizer que fanzine é aquilo que o seu editor deseja compartilhar com seus leitores.
            A criação do fanzine busca incentivar a participação de nossos alunos de forma construtiva no uso de tecnologias da informação e da comunicação usando as como objeto de mediação no espaço e no tempo em que vivem e encarar a inter-relação entre o ambiente escolar, a comunidade do entorno da escola e com o que acontece no Brasil e no mundo.


Endereços:

Nenhum comentário:

Postar um comentário