domingo, 1 de abril de 2012

Representação do texto Rui Barbosa e o Ladrão de Galinhas


Esta atividade é em dupla, leiam o texto abaixo com atenção, observe que nas falas de Rui Barbosa  o português usado é muito formal, por isso, pesquise as palavras do texto que você não conhece para compreendê-lo melhor e faça uma representação do diálogo na sala, como se fosse uma peça de teatro.
Texto 3
Rui Barbosa e o Ladrão de Galinhas
            Certa vez, um ladrão foi roubar galinhas justamente na casa do escritor Rui Barbosa. O ladrão pulou o muro, e cercou as galinhas. Naquele alvoroço, Rui Barbosa acordou de seu profundo sono, e se dirigiu até o galinheiro.
            Lá chegando, viu o ladrão já com uma de suas galinhas, e disse:
"-Não é pelo bico-de-bípede, nem pelo valor intrínsico do galináceo; mas por ousares transpor os umbrais de minha residência. Se for por mera ignorância, perdôo-te. Mas se for para abusar de minha alma prosopopeia, juro-te pelos tacões metabólicos de meus calçados, que darte-ei tamanha bordoada, que transformarei sua massa encefálica, em cinzas cadavéricas."
O ladrão todo sem graça se virou e disse:
"-Cumé seu Rui, posso levar a galinha ou não???"

8 comentários:

  1. Interessante só não entendi a partes

    ousares transpor os umbrais de minha residência.

    ResponderExcluir
  2. uma possivel leitura é: Teve a audácia de entrar em minha casa, visto que umbral significa local de entrada para um interior, o limiar.
    Espero ter esclarecido!

    ResponderExcluir
  3. Texto Correto: - Oh, bucéfalo anácrono!!!…Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica, bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Umbral é o mesmo que soleira, peça que fica acima e abaixo das portas de madeira. Transpor os umbrais é passar pelas soleiras. O texto parece estar correto.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. titanium auto sales
    The most exciting of these is a small OEM auto sales titanium bikes website, titanium dioxide in food with plenty of room titanium exhaust to trade. In addition to the small t fal titanium pan auto sunscreen with zinc oxide and titanium dioxide sales website, a

    ResponderExcluir