sábado, 19 de maio de 2012


Koan[1] do chá

Certa vez, estavam o mestre e seu discípulo sentados à beira do caminho na frente do templo e este se encarregava de ensinar-lhe, cuidadosamente, a arte de servir o chá. Num determinado momento, passou por eles um jovem viajante com uma mochila às costas e comentou com ambos que aquele templo era demasiadamente velho e que necessitava de reformas urgentes. Como alguém poderia viver naquelas condições? O velho mestre sorriu e disse ao jovem viajante: "- É verdade! Aceita uma xícara de chá?" e, inclinando-se ao viajante, estendeu-lhe a xícara, carinhosamente, entre as duas mãos calejadas. O viajante bebeu satisfeito o chá e se foi.
O jovem discípulo olhou e nada disse. No momento seguinte, uma moça que passeava pelo caminho, ao defrontar-se com o templo, comentou com ambos que aquele lugar era especialmente belo e transmitia uma paz enorme. Dizia ainda que ambos eram privilegiados por viverem em tal atmosfera de serenidade. Ao que o velho mestre, inclinando-se à moça, com a xícara de chá entre as duas mãos, disse novamente: "- É verdade! Aceita uma xícara de chá?".
Mais ao fim da tarde, outro senhor de mais idade aproximou-se da dupla, ainda sentada e praticando à beira do caminho, e pôs-se a exclamar que a reverência aos ancestrais deveria fazer com que o templo fosse melhor cuidado para abrigar os famintos de paz, pois se tratava de lugar belíssimo. O velho mestre disse: "- É verdade! Aceita uma xícara de chá?", e estendeu a mesma xícara solidária ao homem.
Depois que este saiu satisfeito, o jovem discípulo não se conteve e perguntou ao mestre em tom de indignação: "- Mestre! Como posso saber qual é a verdade se vós concordais com as ideias contraditórias de todos que passam por aqui?".
O velho mestre sorriu, novamente, e estendendo as duas mãos com a xícara de chá entre elas, se inclinou ao discípulo e respondeu: "- É verdade! Aceita uma xícara de chá?".



Sou professora é amo o que faço, mas como adoro o papel de aluna, hoje lendo o texto direito a educação: além do texto e aquém do tecido, para a aula de coordenação I do maravilhoso professor Marcos Ferreira Santos, me deparei no final com um Koan, não sabia o que era um koan, e como é gosto aprender algo novo, o texto todo estava ótimo, mas o final foi uma delicia, como gostaria que meus alunos conseguissem sentir prazer em aprender é tão bom [...] espero que vocês um dia, espero que breve, tenham essa sensação ... “bora” tentar?



[1] Koan no zen-budismo, sentença ou pergunta de caráter enigmático e paradoxal, us. em práticas monacais de meditação com o objetivo de dissolver o raciocínio lógico e conceitual, conduzindo o praticante a uma súbita iluminação intuitiva. Fonte: Houaiss eletrônico.
É algo parecido com as nossas parábolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário