terça-feira, 12 de maio de 2009

Um Garoto Chamado Rorbeto - Orelha

TEXTO DE ORELHA DE ZIRALDO PARA "UM GAROTO CHAMADO RORBETO", DE GABRIEL O PENSADOR

Pra mim, um dos melhores meninos da geração do Gabriel o Pensador é Gabriel O Pensador. Não sei se ele conquistou minha simpatia irrestrita pelo seu jeito verdadeiro de ser ou porque me pareceu ser uma pessoa extremamente generosa. Eu amo pessoas generosas. Ele tem, também, talento e perseverança. Quando essas duas qualidades se juntam numa pessoa só, resultam num produto humano de primeira qualidade.
Tive a oportunidade de entrevistá-lo para a revista Bundas, o que serviu para confirmar a primeira impressão que tive dele, quando o conheci nos corredores de uma estação de TV, ele começando sua carreira de absoluto sucesso. Me encantou sua modéstia, seu jogo aberto, sua capacidade de ser uma pessoa profundamente confiável. Na entrevista fiquei sabendo mais coisas dele, que já havia lido muitos de meus livros infantis por conta própria; que, desde muito cedo, foi meio dono do seu nariz, com a fonte principal de seu interesse voltada para o que de mais moderno havia na música do mundo inteiro.
Ele é assim, o Gabriel. Criado ao pé de uma das maiores favelas do Rio, transitou sua infância da praia até o alto do morro. Este é o seu universo! Um universo cheio de uma verdade comovente.
Olha: sou fã ardoroso do rapaz e fiquei feliz de vê-lo aventurar-se agora pelo mundo da literatura destinada às crianças. Ia acabar acontecendo com o Gabriel como resultado exato de seu talento e de sua criatividade.
A história que conta aqui é, como ele, originalíssima, narrada com alegria, e inventiva. Aliás, muito inventiva - palavra que o Reynaldo Jardim adora -, o que o torna, de saída, uma grande figura do clube a que pertenço.
A editora confiou no produto e caprichou no acabamento. O livro está graficamente bonito, moderno, uma bela moldura para o que Gabriel começa a inventar para as crianças do Brasil. Que, sei - porque já vi - gostam muito dele.
Gabrielzinho, bem-vindo ao clube!

Ziraldo

Bibliografia:

O PENSADOR, Gabriel Um Garoto Chamado Rorbeto.São Paulo : Editora Cosac Naify, 2005.


Livro Indicado para o 6° Ano do Colégio Logos
Caros alunos, boa leitura, boa viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário