sábado, 11 de julho de 2009

Crônica

Volume3

Autores:

Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga

Um cronista pode transformar as confusões, desentendimentos e pequenas complicações que fazem parte do dia-a-dia de qualquer pessoa em boas histórias. Neste livro, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade e Fernando Sabino retratam o cotidiano de um jeito muito especial.

O homem nu

Dono de um humor requintado, Fernando Sabino é um gigante da literatura brasileira. Sua grandeza literária pode ser conferida nas páginas de sua vasta obra - como nesta crônica que separamos para você, escolhida em Crônicas 3, da coleção "Para Gostar de Ler".

Sabino nasceu em Belo Horizonte, em 1923. Com apenas 13 anos, escreveu sua primeira narrativa, um conto policial que foi parar na revista Argus, órgão da polícia mineira. Mas sua estréia literária se deu de fato em 1941, com a publicação do livro de contos Os grilos não cantam mais, obra que mereceu elogios de outro gigante, o escritor Mário de Andrade.

Um de seus sucessos de público e crítica tem uma trajetória curiosa. O grande mentecapto começou a ser escrito na estada do autor em Nova York, na década de 1940, e somente foi concluído em 1976, ano de seu lançamento, depois de apenas 18 dias de trabalho.

Em 1960, Sabino lançou O homem nu. Dois anos mais tarde, foi a vez de A mulher do vizinho. Entre outros livros, seguiram-se A companheira de viagem (1965), Gente I e II (1975) e O encontro das águas (1977). Todas essas obras obedecem a um mesmo perfil: reuniões de contos e crônicas.

Fernando Sabino formou com outros três intelectuais - Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos - um célebre quarteto literário. Deles, somente Sabino permanece vivo. Em 2002, o único remanescente dos quatro amigos publicou Cartas na mesa, livro dedicado aos três parceiros já desaparecidos.

Baixe o conto e leia : é grátis!!!

http://www.atica.com.br/images/materias/pdfs/pgl3.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário