sábado, 11 de julho de 2009

Crônica

Autores: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga

Coisas engraçadas e estranhas podem acontecer em todos os lugares. Só mesmo um grande cronista para transformar esse pedacinho da vida em uma história interessante. Com Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade você vai acompanhar de perto histórias cotidianas e verá o que o olhar do cronista faz com coisas que passariam despercebidas.

O volume Crônicas 2, da reformulada coleção "Para Gostar de Ler", reúne quatro grandes escritores brasileiros: Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade. Cinco temas englobam as crônicas apresentadas: casa, trabalho, condução, escola e rua.

Fuga, texto de extrema qualidade de Fernando Sabino que abre o livro, aborda a consciente rebeldia de uma criança de apenas três anos diante da rigidez descabida do pai.

Flor-de-maio, de Rubem Braga, é uma crônica que fala da lendária "natureza ecológica" do próprio autor, que se mostra indiferente a diversos acontecimentos de um dia de redação de jornal para centrar sua atenção num fato: o desabrochar da flor-de-maio.

Outros momentos prazerosos são proporcionados por Carlos Drummond de Andrade, como em Diploma: rapaz humilde quer dar um presente totalmente inusitado a sua genitora no Dia das Mães.

E, para completar, há ainda as crônicas de Paulo Mendes Campos. Ele nos brinda, por exemplo, com Mendigo, em que diz: "Houve um homem de fato bom, cem por cento bom. Chamava-se Jesus Cristo. Mas o senhor viu o que fizeram com ele?!".

No final de Crônicas 2, os leitores encontrarão as seções Conhecendo os autores e Referências bibliográficas. Para os professores, um roteiro de atividades está encartado no volume.




Nenhum comentário:

Postar um comentário