domingo, 20 de setembro de 2009

trabalho adjunto adnominal e adjunto adverbial 8° ano

Leia:

Enfim, um indivíduo de ideias abertas

A coceira no ouvido atormentava. Pegou o molho de chaves, enfiou a mais fininha na cavidade. Coçou de leve o pavilhão, depois afundou no orifício encerado. E rodou, virou a pontinha da chave com beatitude, à procura daquele ponto exato em que cessaria a coceira.

Até que, traque, ouviu o leve estalo e, a chave enfim no seu encaixe, percebeu que a cabeça lentamente se abria.

Marina Colasanti, Contos de Amor Rasgados, Editora Rocco.

1- De acordo com o que você leu, a personagem do texto realmente pôs a chave na cavidade da orelha? Explique. (1 ponto)

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2- Releia as orações e faça o que se pede.

I. “Pegou o molho de chaves [...]”

II. “[...] ouviu o leve estalo [...]”

a) Sublinhe os objetos diretos e circule os núcleos. (0,5 ponto)

b) Copie os núcleos e dê a classe gramatical de cada um. (0,5 ponto)

c) Copie as palavras e expressões que se referem aos núcleos e dê a classe gramatical de cada uma. (0,5 ponto)

d) Em análise sintática, as palavras que acompanham e determinam o substantivo núcleo exercem função de: (0,5 ponto)

( ) adjunto adnominal. ( ) adjunto adverbial.

3- Releia a oração e faça o que se pede

II. “[...] depois afundou no orifício encerado”

a) Circule o verbo e sublinhe as palavras e expressões que sobraram. (0,5 ponto)

b) A palavra depois acrescenta ao verbo circunstância de: (0,5 ponto)

( ) lugar. ( ) tempo. ( ) modo.

c) Dê a classe gramatical da palavra depois. (0,5 ponto)

d) A expressão no orifício encerado acrescenta ao verbo circunstância de: (0,5 ponto)

( ) lugar. ( ) tempo. ( ) modo.

e) Em análise sintática, as palavras que acrescentam ao verbo circunstâncias de lugar, tempo, modo... exercem a função de: (0,5 ponto)

( ) adjunto adnominal. ( ) adjunto adverbial.

4- Veja. (0,5 ponto)

“[...] virou a pontinha da chave com beatitude [...]”

A locução grifada exerce função sintática de:

( ) adjunto adnominal. ( ) adjunto adverbial.

5- Leia :

A estranha passageira

[...]

Afinal estava ali pronta para viajar. Os outros passageiros estavam já se divertindo às minhas custas, a zombar do meu embaraço ante as perguntas que aquela senhora me fazia aos berros, como se estivesse em sua casa, entre pessoas íntimas. A coisa foi ficando ridícula:

- Para que esse saquinho aí? - foi a pergunta que fez, num tom de voz que parecia que ela estava no Rio e eu em São Paulo.


- É para a senhora usar em caso de necessidade - respondi baixinho.


Tenho certeza de que ninguém ouviu minha resposta, mas todos adivinharam qual foi, porque ela arregalou os olhos e exclamou:

- Uai... as necessidades neste saquinho? No avião não tem banheiro?

Stanislaw Ponte Preta, Gol de Padre e outras crônicas. Coleção para gostar de ler,

vol.23 São Paulo, ática, 1997.

a) Agora sublinhe os verbos das orações transcritas do texto e complete o quadro (1 ponto)











6- Faça o que se pede em relação ao quadro do exercício anterior. (2 pontos)

a) Em relação às orações 1 e 2, justifique a análise morfossintática das palavras pronta e ridícula.

b) Em relação à 3, justifique a análise morfossintática da palavra baixinho.

7- Sublinhe os verbos, faça uma seta ligando a locução destacada à palavra a que ela se refere e complete o quadro. Veja o exemplo: (1,5 ponto)














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