segunda-feira, 15 de março de 2010

Calcanhar de Aquiles

Significado:

Designa o ponto fraco de alguém.

Origem:

A lenda conta que a deusa do mar Tétis era desejada como esposa por Zeus e por Poseidon. Porém Prometeu fez uma profecia que o filho da deusa seria maior que seu pai, então os deuses resolveram dá-la como esposa a Peleu, um mortal já idoso, tencionando enfraquecer o filho, que seria apenas um humano. O filho de ambos foi Aquiles, e sua mãe, visando fortalecer sua natureza mortal, o mergulhou quando ainda bebê nas águas do mitológico rio Estige. As águas tornaram o herói invulnerável, exceto no calcanhar, por onde a mãe o segurou para mergulhá-lo no rio (daí a expressão "calcanhar de Aquiles", significando ponto vulnerável). Aquiles se torna o mais poderoso dos guerreiros, porém, ainda é mortal. Mais tarde, sua mãe profetisa que ele poderá escolher entre dois destinos: lutar em Tróia e alcançar a glória eterna, mas morrer jovem, ou permanecer em sua terra natal e ter uma longa vida, porém ser logo esquecido. Aquiles escolhe a glória.
A guerra de Tróia pode ter sido um grande conflito bélico entre gregos e troianos, possivelmente ocorrido entre 1300 a.C. e 1200 a.C, mas não encontramos registros de quando a expressão passou a ser usada.

Exemplos do uso da expressão:

1-“O calcanhar de Aquiles do Titanic, que provocou seu naufrágio, foi o casco frágil, fruto da ganância dos produtores, que forneceram chapas de aço inferior para a construção.
2- “O calcanhar de Aquiles da Educação no Brasil é a crônica falta de recursos.”





Bibiografia:

SIMONETTI,Richard.
http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?112143&PHPSESSID=2f1ef7915731d8f.
Acesso em: 13/03/2010.


_______________________________.

http://www.historiadetudo.com/expressoes-populares.html. Acesso em: 13/03/2010.

_______________________________.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Express%C3%A3o_idiom%C3%A1tica.

Acesso em: 13/03/2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário