domingo, 25 de março de 2012

Como fazer uma entrevista


1-Você precisa pesquisar um pouco antes sobre a pessoa ou o assunto. Fica muito chato perguntar coisas que todo mundo já sabe.

2- se você é muito fera no assunto, tome cuidado. O leitor da sua entrevista não tem obrigação de estar tão por dentro também. Sempre imagine as pessoas comuns lendo as perguntas e respostas.

3-  coloque-se no lugar do leitor. O que você tem curiosidade de saber? Faça de conta que é uma conversa. Pense um pouquinho. "Como começou na carreira? O que estudou ou estuda? O que seus pais faziam da vida?" Etc.

4- escreva a lista de perguntas, dependendo do tamanho que puder ser o texto todo. Na hora que o entrevistado for respondendo, vão surgir novas perguntas na sua cabeça. Então faça! (Como numa conversa).

5- conseguir, tire uma foto do entrevistado e cole na folha onde vai passar a limpo. Fica bacana.

Na hora de passar a limpo:

- Resuma um pouco as respostas. Geralmente repetimos coisas e aumentamos as frases na hora de falar. Este jeito de resumir se chama "editar", na linguagem dos jornalistas.

- No título: escreva "Entrevista com... (nome da pessoa)"
Abaixo disso, uma linha dizendo quem é ou o que ela faz.
Exemplo: Entrevista com Fábio Yabu
Autor de "As Princesas do Mar"
Antes de passar a limpo as perguntas e respostas, coloque uma frase dita em destaque, entre aspas. Escolha a sua preferida. Ela vai chamar a atenção do leitor para ler o resto.

Leia um exemplo de entrevista: http://www.divertudo.com.br/entrevista11.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário