domingo, 25 de março de 2012

Segue alguns passos para auxilia-los na construção do fazine:


1º ESCOLHER TEMAS:
 
            Escolha os temas para cada  coluna do fanzine. Em jornalismo, isso se chama "fazer a pauta". Os jornalistas fazem uma reunião de pauta para decidir os temas. Se o seu trabalho for em grupo, faça uma reunião também.

Observação: Os colunistas sugerem o tema e os editores decidem se o tema é bom e pode ser desenvolvido.


2º MATÉRIAS

            As matérias são os assuntos sobre os quais vocês irão escrever. Para fazer boas matérias, pesquise sobre o assunto, ouça opiniões diferentes e depois misture tudo isso no texto.
Você pode fazer entrevistas, fazer pesquisas de opinião para ajudar em seu texto.
Use frase curtas, capriche no português. Consulte o dicionário, o corretor automático (no computador) etc.
O texto deve ser seu por isso não pode ser uma cópia direta de outro texto que você. Ele deve ser um texto seu, um texto próprio.
Como fazer um texto próprio?
Você deve pesquisar informações sobre o assunto que está pesquisando, leia alguns textos sobre o tema, faça tópicos, escolha o que é mais importante de cada texto e escreva um texto com essas informações, mas com sua palavras, assim como fizemos com o texto do Luiz Fernando Veríssimo.

 TAMANHO DE CADA TEXTO:

Combine o tamanho de cada matéria, o texto de cada coluna, em  geral,  será de 300 palavras no mínimo, mas isso depende se haverá imagens (fotos, vídeos, desenhos etc.), não há quantidade máxima, mas cuidado com textos muito longos, pois  pode afastar seus leitores.



4º FOTOS E DESENHOS

            São importantes para completar as informações e chamar a atenção do leitor.
Abaixo de cada foto, escreva uma legenda (explicação curtinha da foto).
Do ladinho, escreva o nome de quem fez a foto ou desenho. Isso se chama "dar o crédito".

5º DIAGRAMAÇÃO

            "Diagramar" é montar as páginas, combinando os textos, títulos, fotos e desenhos.

6º REVISÃO

Revisar significa rever, leia seu texto depois de pronto, veja como ficou a montagem do texto, se possível peça para um amigo ler também para ver se ele entendeu seu texto, o que acho etc.
Depois de pronto você de enviar para o revisor do fanzine , caso haja muitos problemas, muitos erros ele reenviará para que você arrume.
Depois do texto pronto envie ao editor que lerá e postará no blog, se ele também encontrar problemas reenviará para que você arrume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário