quarta-feira, 23 de maio de 2012

Que livro você leu hoje?




“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça a quase totalidade não sente esta sede" é com essa frase que Carlos Drummond de Andrade resumiu, de maneira visionária, a escassez da comunicação e conhecimento atualmente.
            Com o avanço da tecnologia é inegável que as crianças e jovens se desacostumem ao hábito de pegar um livro ou um jornal para ler, mantenham contato direto e pessoal com outro indivíduo e consigam argumentar e relacionar-se bem em certos ambientes, como no trabalho por exemplo.
            Mas a educação tomou proporções jamais imaginadas, alguns colégios já substituíram os cadernos e livros didáticos por computadores, e isso é preocupante. Hoje o conhecimento, principal fonte de mudança em qualquer âmbito, é insuficiente, e a tecnologia, a desvalorização de educadores e as condições de vida precárias de boa parte da população, são as maiores causas do Brasil ainda ser considerado um ‘país analfabeto’, segundo dados do IBGE.
            Os números assustam e preocupam, a última pesquisa, realizada em 2010, aponta que 9% da população brasileira possui um grau de analfabetismo, cerca de 14,6 milhões de pessoas. E quer saber? A tendência é piorar.
            Vamos travar uma eterna discussão sobre os benefícios ou não que a tecnologia proporciona às pessoas e principalmente ao desenvolvimento das crianças. Sabemos que no mundo virtual encontramos os mais variados conteúdos e ideologias, diversos assuntos e temas com caráter construtivos, e outros tantos abusivos. Os jogos eletrônicos, a interação via redes sociais, e a linguagem virtual, um tanto diferente, nos faz ter a perspectiva de que essa taxa de analfabetismo vai se manter por alguns anos.
Mas você já pensou que a mudança passa por você? E se alguém perguntar: "Que livro você leu hoje?", citaria um livro ou algum site? Provavelmente a segunda opção, como milhares de pessoas.
            Especialistas afirmam que o hábito da leitura de livros e jornais é imprescindível para o conhecimento da população e desenvolvimento de um país. A comunicação interpessoal não deve ser ofuscada pela virtual. As crianças devem ler livros infantis, gibis e contos de fadas, ao invés de brincarem de internet.
Estimule o conhecimento, a leitura e a comunicação, saiba usar a tecnologia.
Não deixe de ler um livro, ali estão palavras sem erros e abreviações, com conteúdos, que te levará a um mundo de conhecimento. E isso você vai levar para o resto da vida, seja lá que livro você leu. 
Kallil Dib

Nenhum comentário:

Postar um comentário